3 Chás para Acabar com a Retenção de Líquidos

Quer saber quais são os chás diuréticos para desinchar? Conheça 3 chás potentes para eliminar a Retenção de Líquidos neste artigo. Abaixo, separamos para você as melhores informações. Quem quer emagrecer com saúde ou simplesmente eliminar aquele inchaço da TPM ou de quando você exagerou no junk food vai amar esses chás!

Chá de Cavalinha

Retenção de Líquidos

Por eliminar o sódio e água do organismo, o chá de cavalinha é considerado um chá potente para diurese. Ele reduz a pressão arterial e também pode ser utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante, além desta ação de eliminar a Retenção de Líquidos.

Para ter atividade diurética é necessário se atentar à temperatura de preparo deste chá, que deve ser menor por conter substâncias sensíveis ao calor. Evite o uso contínuo e prolongado (mais de 10 dias), pois o chá de cavalinha pode apresentar efeitos colaterais como dores de cabeça, anorexia e disfagia, provavelmente pelos alcalóides.

Como fazer o chá

Basta ferver 200 ml de água. Desligar o fogo, colocar uma colher de sopa da folha de cavalinha. Deixar em infusão por 5 minutos. Depois é só coar e beber.

Contraindicações

Não devem tomar o chá de cavalinha as grávidas, lactantes, crianças, pacientes com disfunções cardíacas e renais, gastrite e úlcera. Além disso, a cavalinha pode ter interação medicamentosa com anticoagulantes, diuréticos, anti hipertensivos, cálcio e taninos, por isso deve ser evitada por quem faz uso desses medicamentos.

Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão é tradicionalmente usado por ter papel diurético, a fim de estimular o fluxo urinário e ajudar pessoas que sofrem com Retenção de Líquidos. Ele é muito benéfico para pessoas com predisposição a prisão de ventre, pois também possui poder laxante.

De acordo com a nutricionista Clarissa Hiwatashi Fujiwara, membro do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), apesar do papel diurético do dente-de-leão ser atualmente pouco estudado, ele apresenta alto teor de potássio em relação ao baixo teor de sódio e isso pode ser uma provável explicação para um efeito diurético.

Como fazer o chá

Ferva uma xícara de água. Depois de desligar o fogo, coloque um punhado das raízes da planta e deixe por infusão até a bebida amornar. Em seguida é só coar e beber.

Contraindicações do chá

O chá de dente de leão não deve ser tomado por pessoas com gastrite, úlcera gastroduodenal, cálculos biliares, obstrução dos ductos biliares e do trato intestinal. Além disso, este chá deve ser usado com cautela em pacientes com história de hérnia de hiato e esofagite.

Chá de Hibiscus

O hibisco ajuda a desinchar o corpo pois possui substâncias antioxidantes que têm efeito vasodilatador e cardioprotetor, auxiliando na prevenção do acúmulo de gordura e a eliminar a Retenção de Líquidos.

O chá de hibisco tem propriedades anti-inflamatórias, ação antiespasmódica, diurética, digestiva, calmante e até laxante.

Como fazer o chá

Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e acrescente 5 gramas (uma colher de chá rasa) da flor seca. Deixe em infusão de 3 a 5 minutos. Em seguida é só coar e beber.

Contraindicações do chá

O chá de hibisco não deve ser tomado por portadores de doenças cardíacas graves, devido à eliminação de eletrólitos que pode ocorrer com seu uso. Não é recomendado seu consumo durante a gravidez e amamentação.

Dica Extra!

Maneiras de desinchar em apenas 1 dia:

  1. Troque todas as bebidas por água filtrada.
  2. Evite alimentos com ‘álcoois de açúcar’ e ultraprocessados.
  3. Escolha suas frutas e vegetais com sabedoria. Coma mais folhas.
  4. Escolha bem os carboidratos, reduzindo a ingestão deles a somente frutas.
  5. Mastigue muitas fibras, como as presentes em vegetais crus.
  6. Corte os alimentos salgados e com glutamato monossódico.

Gostou? Leia também

 Detox Caps Funciona? Reclame Aqui, Onde Comprar [Emagrece 8kg]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *